top of page
O Projeto
O Projeto InterComuniCaRe - Intervenção Comunitária no Caminho do Recovery consiste num projeto de investigação levado a cabo por uma equipa de profissionais de diferentes áreas e cujo objetivo é estudar o recovery da pessoa com doença mental, com ênfase na assistência comunitária.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Este é um projeto cofinanciado que se insere no domínio prioritário “Ciências da Vida e da Saúde”. Apresenta como foco de atenção o desenvolvimento do conhecimento na área da saúde mental, incluída no conceito global de saúde assumido pela Organização Mundial da Saúde. Com este projeto pretende-se que haja uma consolidação da articulação entre a investigação regional e os serviços na área da saúde, nomeadamente na prestação de serviços de saúde.
​
Assume-se como um projeto com objetivos de desenvolvimento de conhecimento na dimensão da saúde mental, a desenvolver por duas instituições, Universidade do Minho - Escola Superior de Enfermagem e Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - Casa de Saúde do Bom Jesus (Braga).
​
A sua data de início foi Setembro de 2017 e tem a duração prevista de 18 meses, divididos em várias fases de desenvolvimento.
​
Seguem-se opiniões de alguns elementos da equipa, relativamente à essência do projeto.
Antónia Garcia, Assistente social
« É um projeto inovador, vanguardista, uma parceria que permite o aproveitamento de sinergias para beneficiar a pessoa com experiência em saúde mental e os seus cuidadores.
Tem como missão a promoção do recovery de pessoas com doença mental.
Pretende-se assim capacitar a pessoa no sentido de dar um novo significado à sua vida, explorando as suas potencialidades.»
« Na verdade, penso que o projeto InterComuniCare surge na esfera dos serviços e da investigação em saúde mental para ocupar um espaço - espaço esse que possibilita à pessoa com doença mental em processo de Recovery uma vivência plena em sociedade, mantendo-se produtiva e útil.»
Analisa Candeias, Professora
Ana Duarte, Enfermeira
« O projeto InterComuniCaRe é um projeto que se propõe a quebrar preconceitos e a criar pontes ao invés de muros no que ao cuidado ao doente mental diz respeito.
É um projeto multidisciplinar que une esforços na tentativa de promover o recovery do doente mental. E, como tal, mais do que a simples recuperação de faculdades mentais ou físicas, promove a readaptação à vida na comunidade.»
« O recovery permite que as pessoas possam continuar a prosseguir a sua vida mesmo que tenham uma incapacidade mental. Esta incapacidade, mesmo sendo grave, não pode ser impedimento para aceder aos seus objetivos.
O recovery pode ser um detalhe no caminho para a integração da pessoa no seu cotidiano, mas a vida é feita de detalhes.»
Filomena Gomes, Professora
bottom of page